domingo, 16 de agosto de 2020

A Onda


"A Onda" é um filme de Dennis Gansel, lançado em 2008. O filme alemão retrata a história de Reiner (interpretado por Jürgen Vogel), um professor do ensino médio, que se vê obrigado a lecionar a matéria sobre autocracia após um outro professor escolher lecionar anarquia. 
Ao questionar os alunos sobre o que acham da autocracia, se depara com a resposta dos alunos de de seria impossível uma nova ditadura no país. O professor decide então desafiar os estudantes, desenvolvendo na classe uma espécie de totalitarismo da qual ele é o líder. Eles nomeiam o movimento de “A Onda”. Mas o que era pra ser apenas uma experiencia educacional, acaba tornando proporções gigantescas que acabam saindo do alcance do professor.

Ninguém percebe os sintomas, porém, em apenas sete dias, Reiner se vê diante de um fascismo que traz consequências trágicas, mostrando que a sociedade moderna está longe de ter rejeitado os princípios fundadores da ditadura e que pode se submeter a ela de maneira fácil e banal. 
Os poucos são que tentam contrariar o movimento são considerados inimigos do sistema, grande parte aderem ao movimento vendo na Onda a possibilidade de adquirir força e serem ouvidos.

O filme de Dennis Gansel, nos mostra que ainda hoje a desejo de poder, a vontade do homem de dominar outros, que tem muitas vezes, a aparência de uma intenção positiva e reconfortante, mas que na verdade é profundamente errada e perigosa, pois nos torna incapazes de reconhecer o problema, mesmo que o tenhamos sob nossos olhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário